FCL-FORTALEZA


O Fórum do Campo Lacaniano – Fortaleza


O Fórum do Campo Lacaniano - Fortaleza é uma associação de pessoas movidas pela causa analítica que, orientadas pelos ensinamentos de Sigmund Freud e Jacques Lacan, reúnem-se para discutir as incidências do discurso analítico na cultura a partir do contexto de sua cidade.

Pertencendo ao Campo Lacaniano, sua função é assegurar a incidência do discurso analítico em meio aos outros discursos, promovendo conexões com práticas sociais e políticas que dizem respeito aos sintomas de nossa época, além de estabelecer laços com outras práxis teóricas (ciências, filosofia, arte, religião, etc.).

O Fórum Fortaleza faz parte de uma rede na qual fóruns de outras cidades do mundo estão inseridos. Os diversos fóruns que compõem essa rede são autônomos e mantém entre si laços de cooperação e trabalho, organizando-se internacionalmente ao conjunto denominado Internacional dos Fóruns (IF). O membro do Fórum Fortaleza é, automaticamente, também membro da IF, se responsabilizando, portanto, pelo pagamento das cotizações da mesma. A IF possui sua própria carta de princípios onde estão expressas as obrigações e prerrogativas de cada membro 

É compromisso primeiro de cada fórum apoiar e sustentar os dispositivos da escola em sua cidade (os cartéis e o passe). Também cabe aos fóruns a tarefa de oferecer atividades de transmissão da psicanálise. Assim, os fóruns não são a escola, mas constituem o alicerce dela.

No território brasileiro os Fóruns do Campo Lacaniano reúnem-se pela Associação Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano - Brasil (AFCL – Brasil) que tem por responsabilidade acolher os Dispositivos de Escola no Brasil: Comissão de Garantia, Comissão Epistêmica e Secretariado do Passe. Desde 2009, após decisão da assembléia geral da Associação AFCL-Brasil, ficou decidido que todo membro do fórum deve também solicitar sua entrada nesta associação que organiza os fóruns no território brasileiro.

Os Membros da AFCL-Brasil pagam uma cotização anual, cujo valor é estabelecido na Assembléia Geral Ordinária e tem o direito de receber dois números de Stylus – a revista da AFCL-Brasil.

Para frequentar as atividades do Fórum Fortaleza não é necessário ser membro. As atividades são abertas e gratuitas. 



A Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano

A Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano é um dispositivo criado a partir dos textos fundadores que Jacques Lacan consagrou à sua Escola. Segundo ele, a Escola representa o organismo em que deve-se realizar um trabalho – que no campo aberto por Freud, restaure a sega cortante de sua verdade; que reconduza a práxis original que ele instituiu sob o nome de psicanálise ao dever que lhe compete em nosso mundo; que, por uma crítica assídua, denuncie os desvios e concessões que amortecem seu progresso, degradando seu emprego. (LACAN, [1971] (1998, p.235), p.235.)

A Escola não é uma associação jurídica, seu status legal depende das associações dos Fóruns nas quais está implantada. Ela não tem, portanto, uma direção associativa, mas instâncias de funcionamento internacionais e locais, ajustadas às suas finalidades.

A Escola tem como funções:

1) sustentar "a experiência original" em que consiste uma psicanálise e permitir a formação dos analistas;

2) outorgar a garantia dessa formação pelo dispositivo do passe e pela habilitação dos analistas "que deram suas provas";

3) sustentar "a ética da psicanálise que é a práxis de sua teoria". (Jacques Lacan)

Os membros da EPFCL são ipso facto membros da AFCL – Brasil e não há cotização especial para os membros da Escola. 



Como ser membro do Fórum Fortaleza?


O pedido de entrada deve ser feito mediante apresentação de uma carta ao Coordenador ocasional do Fórum e pela realização de uma entrevista. A solicitação será submetida também à comissão de acolhimento da AFCL-Brasil, tendo em vista que a entrada para o Fórum local implica também na entrada para a associação nacional. Caso a solicitação seja aprovada a entrada se dará pelo início da participação do candidato nas atividades e pelo pagamento de uma taxa do fórum local no valor mensal de R$ 50,00 (cinquenta reais) e uma taxa da AFCL-Brasil. 



Como ser membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano (EPFCL)? 


Os interessados devem contatar para uma entrevista um dos membros da Comissão Epistêmica Local, através da Coordenação do Fórum.

Email: fcl.fortaleza@gmail.com