terça-feira, 9 de março de 2021

O Seminário Livro 8: A TRANSFERÊNCIA (coordenado por Osvaldo Martins)


 

Seminário: 

A transferência


“É impossível comparar a transferência e o amor, e medir a parte, a dose, do que se deve atribuir a cada um, e reciprocamente, de ilusão e ou de verdade” (Jacques Lacan, 23/11/1960)
A transferência é um dos conceitos fundantes da teoria psicanalítica. Sem ela não há psicanálise. Estudar sua trama conceitual é pôr em debate e renovar a experiência clínica. Lacan discutirá a transferência, como fez com outros conceitos, em diversas perspectivas ao longo de seu ensino. No Seminário 8, ganha relevo a dimensão simbólica do amor transferencial, ordenado em torno da falta. Nesta acepção, pode dizer-se que a transferência é uma estrutura.

O seminário gira em torno de dois grandes recortes. No primeiro, Lacan serve-se d’O Banquete de Platão para discutir o amor. Posteriormente, no segundo, ele se voltará para a transferência. Em ambos, permanece a ideia de a ligação do analisante ao analista estar ilustrada na dinâmica daquela que liga Alcebíades a Sócrates.

No primeiro semestre de 2021, prosseguiremos com os estudos da transferência mediante a discussão do referido seminário de Lacan, retomando-o a partir de sua terceira parte.

Fotografia: @thieres_pinto

Coordenação: Osvaldo Costa 
Início: 19 de março /Agosto (data a definir) 
Horário: às sextas-feiras, 17h00 
Periodicidade: Semanal 
Local: Plataforma Zoom
Contato: (85) 98896-9907


Nenhum comentário: