terça-feira, 9 de março de 2021

Seminário: A PULSÃO, EM FIM (coordenado por Lia Silveira)

 


Seminário:
A pulsão, em fim

O que não tem governo, nem nunca terá O que não tem vergonha nem nunca terá O que não tem juízo. (Chico Buarque e Milton Nascimento)


Ano passado estudamos as condições de possibilidade do ato analítico a partir do grafo desenvolvido por Lacan em seu seminário dedicado ao tema. Este caminho nos levou até o ponto onde se pode vislumbrar o término de uma análise, ou seja, aquele onde se opera a disjunção entre o objeto a e o - ɸ, essa solução “mais elegante” que se chama castração. Mas chegar a esse ponto não se constitui num desfecho pacífico, pois é justamente nessas margens que a problemática do gozo vem a se esboçar. “Como um sujeito que atravessou a fantasia radical pode viver a pulsão?”, perguntou-se Lacan em 1964. Podemos considerar seu ensino como uma tentativa de responder a essa questão. Ela aparece, por exemplo, desde a proposição de 1967, quando ele formula uma resposta em termos de luto; no próprio Seminário 15 (1967-1968) em que ele responde dizendo que essa elaboração é da ordem de um “salto”; mas também em textos posteriores como O Aturdito de 1973, em que ele articula essa experiência ao “saber criar para si uma conduta”, ou ainda na Nota Italiana, também de 73, em que ele circunscreve o final em termos de satisfação, apontando para a emergência do entusiasmo.


É retomando essas elaborações de Lacan e seguindo na trilha desse percurso que é o nosso, que nos propomos esse ano a trabalhar a seguinte questão: uma vez experimentada a verdade-mentirosa das “fixões” que um sujeito inventou para lidar com inconsistência do Outro, que fazer diante do resto de gozo inassimilável pela via do saber e que permanece na marca da experiência pulsional? Para isso, tomaremos os textos freudianos e lacanianos acerca do tema da pulsão e do final de análise, além dos textos dos AE’s acerca de suas experiências de passe.

Coordenação: Lia Silveira 
Início: : 08 de março de 2021 (1º semestre) / 9 de agosto (2º semestre) 
Horário: às segundas-feiras, 19:00h 
Periodicidade: Quinzenal Local: Plataforma Zoom
 Contato: (85) 98787-1973


Nenhum comentário: