quinta-feira, 25 de agosto de 2011

ATIVIDADES DA SEMANA


ESPAÇO ESCOLA
Próxima reunião:
Quinta-feira, 22 de agosto, às 20h30.
Local: sede do FCL-Fortaleza

Neste semestre, nossos debates no Espaço Escola se darão em torno do tema do Terceiro Encontro Internacional da Escola - A análise, fins e consequências. 
Coordenação: Andrea Rodrigues
Horário: últimas quintas-feiras do mês, às 20h30
Atividade gratuita aberta ao público
O espírito do Encontro :
Durante três dias, em Paris, é-nos dada a oportunidade de reunir-nos e debater o tema decidido em Roma em julho 2010 : convite antes de mais para testemunhar, interrogar e desenvolver este tema de atualidade para nossa Escola que vem fazer escansão no trabalho de reflexão sobre a experiência do passe, depois de Roma e antes do Rio de Janeiro.
O interesse pelo tema e a sua acuidade impõem-se, tanto pela seriação da experiência como pelos resultados e com eles a abertura epistêmica introduzida pela « positivação do final da análise? a partir da satisfação final obtida, como afeto positivo de conclusão. Haverá que sintonizar os resultados e as opções. O Encontro será colocado sob o signo da experiência, experiência do passe vivida de ambos os lados do Atlântico e que prossegue há já uma década. Respeitando as particularidades históricas e analíticas locais e retomando as nossas opções, poderá resultar em uma melhor homogeneidade das práticas e das designações entre as zonas geográficas: condição sine qua non para que a experiência internacional da Escola siga produzindo um ensino vivo.
O tema permitirá, com o passe colocado no cerne da Escola, o exame das diversas modalidades de final produzidas e com as sequências, e avançar idéias que justifiquem o título acordado : há um período pós-passe que diz respeito à vida do passante, à Escola, e mais fundamentalmente à transformação da relação de cada um com a análise. (trecho da apresentação do Encontro, por Albert Nguyên)

                                                   ***
SEMINÁRIO DO CAMPO LACANIANO EM FORTALEZA

Esse Seminário, em seu quarto ano consecutivo, versará sobre o tema “ O desejo e sua interpretação”. A exemplo dos anos anteriores, essa atividade é coordenada pelo Fórum local em parceria com a gestão da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano- EPFCL-Brasil, que em compromisso com a formação teórica  de seus membros locais e com a comunidade psicanalítica na cidade, disponibiliza seus analistas membros da Escola para trabalhar textos de Freud e Lacan durante todo o ano.
Próximo Encontro:
27 de Agosto – Desejo do Analista e ato de final de análise - José Antonio, AME  da EPFCL – FCL Salvador
Local: Hotel Diogo
Horário: 9h às 11h e 14h às 17h
Informações: Graça Soares (9983-7373)

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
LACAN, Jacques. O Ato psicanalítico: O seminário, Livro 15 [1967-1968]. Inédito, Xerocopiado.
LACAN, Jacques. O Desejo e sua Interpretação. O Seminário, Livro 6 [1958-1959]. Publicação da Associação Psicanalítica de Porto Alegre. 2002.
LACAN, Jacques. Proposição de 9 de outubro de 1967 sobre o psicanalista da Escola.Outros Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.
FREITAS, Ida. Final de Análise: Decisão ou Ato? Coletânea: O Ato Psicanalítico. Salvador: Associação Científica Campo Psicanalítico, 2003.
SOLER, Colette. Que final para o analista? [1989]. In:_. A psicanálise na civilização. Rio de Janeiro: Contra Capa, 1998.
FREUD. Sigmund. Análise Terminável e Interminável [1937]. In:_. Edição standart brasileira das obras psicológicas completas. Tradução de Jaime Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1976. v23.
SILVA, José Antonio Pereira. O Ato do final da análise. Coletânea: O Ato Psicanalítico. Salvador: Associação Científica Campo Psicanalítico, 2003.
SOLER, Colette. O que posso esperar...de uma psicanálise [1993]. In_. A psicanálise na civilização, Rio de Janeiro: Contra Capa, 1998.


Nenhum comentário: