quarta-feira, 25 de maio de 2011

PROGRAMAÇÃO

ESPAÇO ESCOLA

"Engajar-se em um cartel, no entanto, não é confortável nem aconchegante; 'fazer' cartel não é brincadeira, é jogo duro, assim como todos os tempos da formação do psicanalista, porque o não sabido, o Unbewusst, o saber que falta, constitui tanto o ponto de partida, o princípio motor, quanto o ponto de chegada. É desconfortável e arriscado."
Dominique Fingermann


O FCL-Fortaleza se insere numa comunidade formada pela IF (Internacional dos Fóruns do Campo Lacaniano) e pela EPFCL que “visam, em âmbito internacional, uma crítica assídua, formação e transmissão da psicanálise a partir dos ensinamentos de S. Freud e J. Lacan.” Seguindo nesse caminho, o Espaço Escola é uma atividade mensal onde procuramos discutir as bases da Escola de Lacan e seus dispositivos, e suas repercussões na EPFCL. Trata-se de uma atividade direcionada não apenas aos membros do FCL-Fortaleza mas, como já foi dito em boletins
anteriores, também a todos aqueles que queiram se aprofundar nos textos de Lacan sobre a Escola e debater suas consequências para a formação do psicanalista.

Neste semestre continuaremos a discutir sobre o cartel, considerado por Lacan, juntamente com o passe, como órgão de base da Escola. Ele formulou esse pequeno grupo, no Ato de Fundação de sua Escola, como uma convocação ao trabalho – pois tem como princípio a elaboração da teoria psicanalítica – e uma articulação entre a psicanálise em intensão e a psicanálise em extensão. O grupo é composto de no mínimo três pessoas e no máximo cinco – sendo quatro a medida certa –
Mais Uma, encarregada da seleção, discussão e do destino do trabalho de cada um. 4+1 é a fórmula.

O próximo debate será animado pelo texto “A função borromeana do mais-um no cartel”, de Maria Anita Carneiro Ribeiro e publicada no livro Em torno do cartel.

Próximo encontro: 26 de maio de 2011
Horário: 20h30m




LANÇAMENTO DO LIVRO:

A Pele como Litoral: Fenômeno psicossomático e psicanálise.

Local: Fórum do Campo Lacaniano - Fortaleza
Endereço: Rua Leonardo Mota, 1394, sala 103 - Aldeota
Dia: 27/05/2011
Horário: 20h




A inclusão do psicanalista nas consultas compartilhadas possibilitou aos clínicos do Instituto da Pele a tranqüilidade de se saberem respaldados, principalmente no que tange às questões estressoras e emocionais, por um profissional cuja competência se endereça ao saber inconsciente. Assim tomando como desafio uma clínica que provoca até mesmo o saber médico colocando-o numa situação absolutamente peculiar ante sua especificidade - tal como acontece na psicanálise – foi que resolvemos pesquisar e refletir sobre a experiência da clínica no atendimento ao paciente com afecções dermatológicas, tidas como “doenças psicossomáticas". O livro A Pele como Litoral: Fenômeno Psicossomático e Psicanálise é o produto deste trabalho.
Organizadores: Heloíza Ramirez, Tatiana Assadi e Cristian Dunker







CINEMA E PSICANÁLISE: RESSONÂNCIAS

APRESENTA:


Sábado, 28/05 - 15h - O amor não tira férias (Nancy Meyers)

Iris escreve uma coluna sobre casamento bastante conhecida no Daily Telegraph, de Londres. Ela está apaixonada por Jasper mas logo descobre que ele está prestes a se casar com outra. Bem longe dali, em Los Angeles, está Amanda Woods, dona de uma próspera agência de publicidade especializada na produção de trailers de filmes. Após descobrir que seu namorado Ethan não tem sido fiel, Amanda encontra na internet um site especializado em intercâmbio de casas. Ela e Iris entram em contato e combinam a troca de suas casas, com Iris indo para a luxuosa casa de Amanda e esta indo para a cabana no interior da Inglaterra de Iris. Logo a mudança trará reflexos na vida amorosa de ambas.

Nesta ocasião, contaremos com a presença da psicanalista Sandra Mara Nunes Dourado como nossa debatedora

O Cinema e Psicanálise do Fórum de Fortaleza dá continuidade a sua programação trazendo filmes que abordem a temática do desejo em suas produções. O tema corrobora com o do Encontro anual da EPFCL/Brasil e com o nosso Seminário de Formação local. Esperamos encontrá-los em nossas sessões regadas à pipoca com refrigerante e uma boa discussão.
Lembramos que essa atividade trata-se de um espaço aberto a todos os amantes da sétima arte e da psicanálise.
LOCAL:
Rua Leonardo Mota, 1394, sl 103 - Aldeota - Fortaleza - CE
Informações: Elynes Barros - 8898-7288 e 9603-7294

Nenhum comentário: