sábado, 18 de agosto de 2007

Apresentação



Ao longo de todo o seu ensino, Lacan se questionou sobre o que leva um psicanalista a autorizar-se como tal e, ainda, como podem os analistas reconhecer-se uns aos outros. Sua resposta foi a fundação de sua Escola, construída, como todos sabem, sobre dois pilares principais, o cartel e o passe. Se ele não propôs uma formação analítica que seguia os moldes acadêmicos, nem por isso ele deixou de ser rigoroso nos pressupostos teóricos que sustentavam sua proposta, criando uma concepção particular de formação, assim como um modo inédito de agrupamento de analistas.
Trata-se de tentar assegurar a transmissão do discurso analítico e a formação dos analistas. Abrir ao analista a via do discurso analítico foi, então, sua aposta maior, e é também a da EPFCL, através de seus Fóruns e associações que lhe dão suporte.
Em 2008, quando estaremos completando 10 anos de Campo Lacaniano, teremos em São Paulo nosso V Encontro Internacional, ocasião em que debateremos as estruturas de funcionamento locais, sua relação com as estruturas internacionais, como a IF (Internacional dos Fóruns) e a EPFCL, e a articulação dos Fóruns com os institutos de formação das diversas cidades.
O Fórum de Fortaleza, ligado à Escola de Psicanálise do Campo Lacaniano, inicia suas atividades do segundo semestre de 2007 com dois seminários e um grupo de estudo, além de suas reuniões mensais abertas, que nos próximos meses terão como tema o texto de Lacan “O Aturdito”. Outra novidade em nossa programação é que teremos uma vez por mês a apresentação de um filme, seguida de um debate com um psicanalista convidado. Abre essa programação o filme “Lavoura Arcaica”, sendo que o debatedor será Francisco José Bezerra Santos, da Escola Letra Freudiana.
Em outubro, em data ainda a confirmar, teremos nossa Jornada anual, que desta vez contará com a participação de Alba Abreu Lima, AME da EPFCL - Fórum Aracaju, que aproveitará para lançar seu livro Psicologia Jurídica: Lugar de Palavras Ausentes. Confira mais detalhes das nossas atividades na programação a seguir.

Endereço:

Fortaleza - Rua Leonardo Mota nº. 1394 Sala 103 – Aldeota

Membros:

- Andrea Rodrigues - Contatos: 32574494 e 9994-0161 – e-mail: andreahr@secrel.com.br
- Fabiano Rabêlo - Contatos: 88049902 e 87187005 - e-mail: fabrabelo@hotmail.com
- Lia Silveira - Contatos: 91517647 e 8787-1973 - e-mail: silveiralia@gmail.com
- Sandra Mara Nunes Dourado - Contatos: 8889 - 8779 e 3246-5757 - e-mail: marad@fortalnet.com.br

Nenhum comentário: