quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Espaço Escola

Próxima reunião:
Quinta-feira, 29 de setembro, às 20h30.
Local: sede do FCL-Fortaleza
Textos para esse encontro:
1. Experiência no Dispositivo do Passe, de Colette Soler. Confrência publicada em A Psicanálise na Civilização, ed. Contra Capa;
2. As Condições de um Fim Lacaniano de Análise, de Albert Nguyên, publicado em Stylus revista de psicanálise n.3.

Neste semestre, nossos debates no Espaço Escola se darão em torno do tema do Terceiro Encontro Internacional da Escola - A análise, fins e consequências. 
Coordenação: Andrea Rodrigues
Horário: últimas quintas-feiras do mês, às 20h30
Atividade gratuita aberta ao público
O espírito do Encontro :
Durante três dias, em Paris, é-nos dada a oportunidade de reunir-nos e debater o tema decidido em Roma em julho 2010 : convite antes de mais para testemunhar, interrogar e desenvolver este tema de atualidade para nossa Escola que vem fazer escansão no trabalho de reflexão sobre a experiência do passe, depois de Roma e antes do Rio de Janeiro.
O interesse pelo tema e a sua acuidade impõem-se, tanto pela seriação da experiência como pelos resultados e com eles a abertura epistêmica introduzida pela « positivação do final da análise? a partir da satisfação final obtida, como afeto positivo de conclusão. Haverá que sintonizar os resultados e as opções. O Encontro será colocado sob o signo da experiência, experiência do passe vivida de ambos os lados do Atlântico e que prossegue há já uma década. Respeitando as particularidades históricas e analíticas locais e retomando as nossas opções, poderá resultar em uma melhor homogeneidade das práticas e das designações entre as zonas geográficas: condição sine qua non para que a experiência internacional da Escola siga produzindo um ensino vivo.
O tema permitirá, com o passe colocado no cerne da Escola, o exame das diversas modalidades de final produzidas e com as sequências, e avançar idéias que justifiquem o título acordado : há um período pós-passe que diz respeito à vida do passante, à Escola, e mais fundamentalmente à transformação da relação de cada um com a análise. (trecho da apresentação do Encontro, por Albert Nguyên)

Nenhum comentário: