segunda-feira, 18 de junho de 2012

Cartéis no FCL-Fortaleza


O cartel é um grupo constituído de três a cinco pessoas, mais uma encarregada da seleção, da discussão e do destino a ser reservado aos trabalhos (mais-um). A existência da Escola depende da existência dos cartéis. Eles são o dispositivo de base da escola, sua porta de entrada.

Novas propostas de cartel podem ser feitas a qualquer momento. Toda pessoa que participa das atividades do FCL-Fortaleza pode lançar uma proposta de Cartel. Lembramos que, na medida que o cartel constitui a porta de entrada na Escola, a efetuação de uma proposta de cartel implica no endereçamento de um vínculo de trabalho à EPFCL – Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano - e ao FCL-Fortaleza. Daí ser sugerido aos proponentes a participação nas atividades do espaço escola, a leitura dos principais textos de Lacan que tratam do cartel e a realização de uma entrevista com o coordenador de cartéis do FCL-Fortaleza.

Para lançar uma nova proposta ou tomar parte de uma já existente, entre em contato com o coordenador de cartéis da EPFCL em Fortaleza  (período 2011-2012), Fabiano Rabêlo, pelo endereço de e-mail do FCL-Fortaleza:  fcl.fortaleza@gmail.com.

Após essa brevíssima resenha sobre a importância do dispositivo do Cartel para a escola de Lacan, tornamos públicas as informações sobre o cartel no FCL-Fortaleza.

Cartéis em funcionamento:

As Psicoses

Início: fevereiro de 2011

Participantes:
Adriana Osterno
Eriton Araújo
Célia Bezerra
Eveline Araújo
Fabiano Rabêlo: Mais-Um

Escrita e Psicanálise

Início: fevereiro de 2012

Participantes:
- Fabiano Rabelo
- Francisco Paiva
- Rafael Pinheiro
- Sandra Mara
- Osvaldo Martins: Mais-Um

Proposta de novos cartéis:

Tema: O Aturdito

- Andrea Rodrigues - Proponente
- Lia Silveira

Tema: A Transferência
- Marcus Eugênio - Proponente

Tema: O Gozo
- Bruna Camarotti (Proponente)

Nenhum comentário: