terça-feira, 9 de março de 2021

O Seminário Livro 2: O EU NA TEORIA DE FREUD E NA TÉCNICA DA PSICANÁLISE (coordenado por Sandra Mara Dourado)

 


O Seminário Livro 2:
O eu na teoria de Freud e na técnica da psicanálise

“Devagar e manso se desata qualquer enliço” Guimarães Rosa, Vida Ensinada

“(...) o eu é a soma das identificações do sujeito, com tudo o que possa comportar de radicalmente contingente. Se me permitem pô-lo em imagens, o eu é como a superposição dos diferentes mantos emprestado àquilo que chamarei de bricabraque de sua loja de acessórios``. (p.198).

Neste seminário Jacques Lacan retorna aos textos freudianos, considerados como fundamentais para a elucidação da construção do “eu” na teoria de Freud e na técnica psicanalítica. Nossa proposta inicial para este seminário, foi sua leitura “linha a linha”, em uma investigação minuciosa das indicações referenciadas nos textos.

Seguimos com nosso objetivo, iniciando o semestre a partir do capítulo XII: Os embaraços da regressão. Contamos com todos que já acompanham este seminário e convidamos os demais interessados a tomar o “trem” dessa leitura, em sua forma e estilo.

Coordenação: Sandra Mara Nunes Dourado 
Início: 09 de março (1 º semestre) / 10 de agosto (2 º semestre)
 Horário: às terças-feiras de 19:30h às 21h 
Periodicidade: Quinzenal 
Local: Plataforma Zoom
Contato: (85) 9 9998-3393 - sandra.lacaniana@gmail.com

Nenhum comentário: