domingo, 22 de novembro de 2020

ESPAÇO ESCOLA 2020


Espaço Escola

“Fazer Escola” no Campo Lacaniano

...para cada dia, e cada hora, só uma ação é possível da gente é que consegue ser a certa. Aquilo está no encoberto; mas, fora dessa consequência, tudo o que eu fizer, o que o senhor fizer, o que o beltrano fizer, o que todo-o-mundo fizer, ou deixar de fazer, fica sendo falso, e é errado. (Guimarães Rosa, GSV)

 No Seminário XVII, Jacques Lacan nos propõe a fórmula de aproximação do conceito de campo lacaniano e se pergunta se terá tempo de assentar suas bases. Em D’ Écolage, ele se refere a campo como o lugar onde cada um terá via livre para demonstrar o que faz com o saber que a experiência deposita. Deste modo, partimos do pressuposto que o campo lacaniano não convoca um por um para formar as fileiras de um exército, nem convoca ao clamor de unificação pregada pelo discurso da igreja. O campo lacaniano se pretende no campo do gozo e isso tem sua articulação própria.

Se uma Escola é orientada para sustentar a contingência do ato analítico, oferecendo-lhe o apoio de uma comunidade entusiasmada pela transferência de trabalho, podemos nos questionar: Isso é “fazer Escola”?

É no Espaço Escola, o local onde nos dedicamos a cuidar e a animar o debate em torno das contribuições teóricas e clínicas dos princípios de nossa Escola. E neste ano nossa proposta s e promover uma interlocução sobre o que é “Fazer Escola” no Campo Lacaniano. Será que “Fazer Escola” começa quando uma escola de psicanálise é instituída? O que se depreende quando afirmamos nossa orientação pelo campo lacaniano? Como podemos diferenciar o que é ser membro de escola e membro de fórum? Que contribuições são esperadas de um analista membro de escola (AME)?

Todas essas questões serviram como mote para nossos debates ao longo do ano com a contribuição de convidados (nacionais e internacionais) e também de membros locais.

E como registro de nosso trabalho, tivemos:

Em Novembro:

Tema 2: O que é fazer Escola? (pela plataforma ZOOM): 
Convidados:
Luis Achilles Furtado (EPFCL - Brasil e FCL - Fortaleza)
Grace Simões (Aleph)  
Francisco José Bezerra Santos (Letra Freudiana) 


REGISTROS:






Tema 1: A Escola e a formação do analista (pela plataforma ZOOM): 

Convidada: Ida Freitas - Analista Membro de Escola (AME) da EPFCL - Brasil e membro do  FCL Salvador




Em agosto (pela plataforma ZOOM): 

Tema: Fórum e Cartel. Um não vai sem o outro rumo à Escola
Convidada: Zilda Machado - Analista Membro de Escola (AME) da EPFCL - Brasil e membro do  FCL Belo Horizonte


REGISTROS:






Em maio (pelo Instagram):  

Tema: O lugar do testemunho no passe
Convidada: Sandra Berta - Analista Membro de Escola (AME) da EPFCL - Brasil e membro do  FCL São Paulo



Em abril (pelo Instagram):

Tema: Ante a angústia e a tristeza, o desejo do analista
Convidada: Julieta de Battista - Analista de Escola (AE) e membro do Fórum Analítico Del Rio de La Prata - Argentina



Em março (na sede do FCL - Fortaleza): 

Tema: Fazer Escola no Campo Lacaniano
Convidados:
Elynes Barros Lima - Membro da CLEAG (2018-2020) e do FCL - Fortaleza
Osvaldo Costa Martins - Coordenador do FCL - Fortaleza, Comissão de  Gestão 2020
Ercilia Maria Soares Souza - Secretária do FCL - Fortaleza, Comissão de  Gestão 2020
Sandra Mara Nunes Dourado - Tesoureira do FCL - Fortaleza, Comissão de  Gestão 2020



REGISTROS:





 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário: