sexta-feira, 26 de junho de 2009

Novo E-mail

O Fórum do Campo Lacaniano - Fortaleza informa ao público seu novo endereço de e-mail:

fcl.fortaleza@gmail.com


Atenciosamente,

Rodney Soares
Moderador - FCL Fortaleza

domingo, 21 de junho de 2009

Seminário de Formação - Junho 09

O CORPO NA PSICANÁLISE

Convidada: Heloísa Ramirez (EPFCL - Fórum São Paulo)

Sintoma Conversivo x Fenômeno Psicossomático

Data: 26 e 27 de Junho de 2009
Local: Hotel Diogo - Sala Mar
Endereço: Av. Monsenhor Tabosa, 1716 - Meireles
Seminário Avulso: R$ 160,00
Informações e inscrições: fcl.fortaleza@gmail.com

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Desativação Site V Encontro Internacional IF-EPFCL

Informamos que o site do V Encontro Internacional da IF-EPFCL será desativado em 22/Jun.
Quem não possui os anais do congresso, bem como os textos da biblioteca (sobre o cartel e o passe) ainda poderá salvar os textos de seu interesse, acessando o link nesta página ou se dirigindo a http://www.vencontro-ifepfcl.com.br/
Parte do conteúdo que consta no site (Volume Preparatório, Preliminares e os Anais) será transferida para o site da IF, http://www.champlacanien.net/ exceto os textos das Bibliotecas.



Fórum do Campo Lacaniano - Fortaleza

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Agradecimento a Alba Abreu Lima

Prezados colegas,

Tivemos, no último final de semana de maio, aqui em Fortaleza, mais uma etapa do nosso Seminário de Formação "O Corpo na Psicanálise", com a presença de nossa colega de Aracaju, Alba Abreu, que veio nos falar sobre "Corpo Simbólico e Corpo Real'. De novo agradecemos a Alba por mais uma vinda a nossa cidade, e pela inestimável colaboração que ela tem prestado à nossa formação continuada, tanto nos aspectos clínico e teórico quanto na orientação em questões relativas à Escola. Alba já é praticamente um membro do nosso fórum, tal a quantidade de trabalho entusiasmado que ela tem dedicado a ele.
Esperamos contar com sua presença mais vezes,

Sonia Alberti - Coordenação Geral do Seminário de Formação
Andrea Rodrigues - Coordenação Local

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Cinema & Psicanálise - Junho 2009

AS HORAS

Em três períodos diferentes vivem três mulheres ligadas ao livro "Mrs. Dalloway". Em 1923 vive Virginia Woolf (Nicole Kidman), autora do livro, que enfrenta uma crise de depressão e idéias de suicídio. Em 1949 vive Laura Brown (Julianne Moore), uma dona de casa grávida que mora em Los Angeles, planeja uma festa de aniversário para o marido e não consegue parar de ler o livro. Nos dias atuais vive Clarissa Vaughn (Meryl Streep), uma editora de livros que vive em Nova York e dá uma festa para Richard (Ed Harris), escritor que fora seu amante no passado e hoje está com Aids e morrendo.

Convidada: ADRIANA OSTERNO AGUIAR - Psicanalista, Coordenadora de Saúde Mental - Regional VI - Prefeitura de Fortaleza

Quando: Sábado 13/Jun - 15h00*

Onde: Fórum do Campo Lacaniano - Fortaleza
Rua Leonardo Mota 1394 Sl 103 - Aldeota


*Atividade Gratuita e Aberta ao Público

Coordenação: Rodney Soares e Osvaldo Martins.

Apoio: Laboratório de Práticas em Saúde Coletiva - UECE

Cinema no Fórum

O Fórum de Fortaleza mantém, entre suas atividades regulares, uma sessão de cinema mensal, seguida de um debate com um convidado(a), que pode ser da área da psicanálise ou não.
No mês de maio tivemos o videodança "Enter Achilles", o qual foi uma indicação da nossa convidada do mês, Andréa Bardawil Campos, coreógrafa e bailarina. O filme na verdade era uma dança em vídeo (temos aí já duas formas de arte), no qual pudemos constatar muita coisa do que temos estudado sobre o corpo, principalmente no que diz respeito ao estádio do espelho, ao narcisismo, à agressividade e ao erotismo. A coisa toda se passa entre um grupo de homens, reunidos em um pub inglês (mas bem poderia ser em qualquer boteco em Fortaleza) e suas imediações. Através dos movimentos dos excelentes bailarinos, vemos demonstrado pela dança aquilo que Maria Anita Carneiro Ribeiro nos trouxe em suas aulas do nosso seminário de formação de março: o apego à imagem narcísica - numa das primeiras cenas, estão todos diante do espelho do bar, se pavoneando - e todos os jogos decorrentes daí: sedução, rivalidade, agressividade. A entrada de qualquer coisa estranha a esse mundinho (por exemplo, um homossexual, que representa o Outro na sua feição de estrangeiro, estranho, mas também a mulher, representada por uma boneca inflável, marcando-a como objeto e ressaltando a ausência de desejo) a entrada de algo estranho, eu dizia, provoca imediatamente os jogos agressivos para se defenderem contra a angústia advinda do sentimento de ameaça às suas imagens maravilhosas. Vemos encenado o que Lacan fala, por exemplo, na página 26 do seminário 4, e eu cito:"É um jogo vivo que consiste em mostrar que ele é invulnerável. Para este fim, exercita um adestramento que condiciona todas as suas abordagens de outrem. Vamos vê-lo numa espécie de exibição onde se trata, para ele, de mostrar até onde pode ir no exercício, que tem todas as características de um jogo, inclusive suas características ilusórias - isto é, até onde pode ir outrem, o pequeno outro, que não passa de seu /alter ego, o duplo dele mesmo."E também está presente a confusão entre erotismo e agressividade, do qual Lacan dá um exemplo no seminário 3 e que foi comentado por Andréa -dessa vez a Brunetto - há algumas semanas, sobre aquele peixe q faz buraquinhos no fundo do rio. É uma espécie de dança erótica, mas que por vezes se manifesta em algumas situações de rivalidade diante de outro macho, quando ele se sente ameaçado por outro macho (página 112):"Em outras palavras, quando o carapau macho não sabe o que fazer no plano de sua relação com o seu semelhante do mesmo sexo, quando ele não sabe se é preciso atacar ou não, ele se põe a fazer alguma coisa que ele faz quando se trata de transar."
Meus comentários são uma provocação/convite para que todos aqueles que se interessem pela psicanálise e pelo cinema compareçam a nossa atividade, que é aberta ao público.
Venham debater conosco.

Andrea Rodrigues
Membro FCL Fortaleza