segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Nova Comissão de Gestão FCL - Fortaleza

Seguem as palavras de Andréa Rodrigues, coordenadora do FCL-Fortaleza em 2008, sobre a eleição da nova comissão de gestão:

"Prezados colegas,

Devido a dificuldades para agendar as eleições do Fórum de Fortaleza para dezembro passado, apenas nesta sexta-feira, dia 7 de janeiro, procedemos à escolha da nossa nova coordenação. É com satisfação que comunico a todos que nossa comissão de gestão local ficou assim constituída:

Coordenadora: Sandra Mara Nunes Dourado

Tesoureira: Maria das Graças Soares

secretária: Lia C. Silveira

Como muitos de vocês sabem, nosso fórum passou por um período de reestruturação, devido à redução do seu número de membros. Durante esse período, no entanto, não deixamos de nos colocar ao trabalho com entusiasmo, continuando com as atividades já existentes e até introduzindo novas, como a de Psicanálise & Cinema. Durante o ano de 2008 realizamos nosso Seminário de Aprofundamento, com a participação de colegas de diversos fóruns, que reuniu não apenas todos os nossos membros como também outros inscritos; e retomamos com mais assiduidade nossas sessões clínicas.

Para tanto, foi necessária a contribuição de diversas pessoas. Antes de encerrar esse comunicado, então, gostaria de agradecer:

- aos membros do Fórum Fortaleza, pelo seu trabalho em prol do fórum, da EPFCL (mesmo os não membros) e da psicanálise. Todos ajudaram bastante, com determinação e sugestões e, na verdade, ouso confessar que pouco precisei fazer ao longo desse tempo em que estive na coordenação. Cada colega contribuiu na medida do seu possível, sem que nada precisasse lhe ser exigido ou mesmo demandado;

- à CLEAG, principalmente na pessoa de Alba Abreu Lima, cujas vindas constantes à Fortaleza foram fundamentais para o engajamento do nosso grupo na Escola; e também a ela particularmente, pela disponibilidade em viajar diversas vezes à nossa cidade para, ao lado dessa participação como membro da CLEAG, nos brindar com a clareza do seu ensino;

- a Sonia Alberti, como nossa representante no colegiado na IF, cuja interlocução foi também de enorme importância para a reestruturação do fórum, sem contar sua participação, sempre valiosa, no seminário de formação;

- a todos os colegas do Brasil (ou melhor, as) que aceitaram nosso convite e nos brindaram com seu rigor teórico e/ou sua contribuição clínica: além das já citadas Sônia e Alba, tivemos ainda Ângela Mucida, Andréa Hortélio, Zilda Machado, Andréa Brunetto, Ana Laura Prates Pacheco e Maria Anita Carneiro Ribeiro;

- e, finalmente, a Antonio Quinet, pela sugestão e coordenação geral do nosso Seminário de Aprofundamento. Essa era uma proposta antiga de Quinet para Fortaleza - uma atividade que reunisse todos os nossos membros numa atividade de formação e aprofundamento teórico de acordo com a orientação de nossa Escola - mas fico feliz que só agora tenha sido efetivada, pois foi quando realmente tivemos uma equipe numerosa, madura e engajada o suficiente para a realização de tal empreitada. Cabe aqui um parêntese para elogiar o trabalho da coordenadora local, Lia Silveira, sem cuja competência talvez não tivéssemos alcançado o sucesso que foi esse seminário, que acabou por se tornar a "estrela" do nosso fórum. Tendo sido escolhida para a tarefa nesse ano de 2009, espero estar à altura da minha antecessora.

Bem, este comunicado acabou por tornar-se quase um relatório, e para não cansá-los mais gostaria de encerrar desejando à nova coordenação do Fórum de Fortaleza, assim como às dos demais fóruns e à CG da AFCL, um excelente trabalho e a todos os colegas um bom ano em 2009.

Andrea Rodrigues"